Culinária : Bolo de Chocolate com Nutella

Boa tarde!!!
Sei que tenho andando muito sumida, época de provas e inúmeros trabalhos na faculdade e isso tem me enlouquecido... Mas hoje resolvi falar de algo que eu amo, cozinhar!
Sou do tipo que não nasceu com o dom, mais que por amar algo resolveu correr atrás de aprender a fazer as coisas... Antes de casar, eu não tinha muito tempo para ficar inventando coisas na cozinha... Mas agora, sempre arrumo um tempinho para fazer um agrado para meu esposo...
Acho que muitos conhecidos e familiares já repararam como eu adoro postar meus "dotes culinários" no meu facebook particular.
Então hoje, resolvi estrear uma receita que vi na internet e passar a receitinha para vocês...
A receita escolhida foi bolo de chocolate, recheado e com cobertura de nutella.
Quis fazer algo rápido e prático com ingredientes que eu tinha em casa!
Vamos lá:
Massa:
Como é a primeira receita, fiz algo bem simples, Massa pronta.
Escolhi a massa da Dona Benta:
Massa de chocolate
3 ovos
3/4 de uma xícara de leite (150 ml)
2 colheres de sopa de manteiga (40g.)
 Modo de preparar:
Preaqueça o forno por 10 minutos na temperatura de 180° - 220°  graus.
Acrescente todos os ingredientes e bata por cerca de 5 minutos ( em uma batedeira), se não tiver uma batedeira, em uma tigela coloque os ingredientes e bata a mão por 7 a 8 minutos,até que fique homogêneo.








 Recheio e Cobertura:
Um pote de Nutella, de sua preferência, a minha foi com nozes.


 Unte a forma com manteiga, pode ser a que você tiver em casa, mas não pode ser muito grande pois a massa pronta não rende muito.
Despeje a massa na forma untada.




Leve o bolo ao forno e deixe na temperatura de 180°- 220° graus por cerca de 40 minutos, após esse tempo estepe com um palito, se ele sair limpo, significa que está pronto, se sair com massa deixa por mais 5 minutos e faça novamente o teste.
Após esse tempo, tire o bolo, espere esfriar um pouco, não muito, pois é necessário recheá-lo ainda morno.

 Desinforme o bolo em alguma vasilha ou tampa, e com um fio de nylon (próprio para cozinha), ou com fio dental (lembrando que deve ser algo muito higiênico porque outras pessoas também iram comer...rsrs') parta o bolo tomando muito cuidado para não quebrá-lo. A parte superior deve ser menor que a inferior. 

 Com uma colher de sopa, retire o miolo do bolo tomando cuidado para que não fure o fundo do bolo..
 Após retirar o meio do bolo, preencha com a Nutella, se você achar que vai ficar muito doce, acrescente creme de leite a nutella...

 Após terminar de rechear, coloque a tampa do bolo. e cubra o bolo com o restante da nutella. Como nós aqui em casa gostamos de doce mais não muito, preferimos cobrir o bolo com nutella misturada ao creme de leite, pois fica mais fácil de confeitar e menos doce. E para finalizar polvilhamos com granulado e pronto!!!


 Ao partir o bolo o recheio sai, como um petit gateau...Ficou muito bom... Foi a primeira vez que fiz esse tipo de bolo, o maridão aprovou!
 Se você não encontrar a Nutella tradicional, ou achar que vai sair caro, existem várias marcas no mercado que se igualam a ela e são bem mais em conta... Usei um pote de nutella inteiro, do maior. Compensa fazer, pois fica delicioso.
A Nutella é bem doce , pois é concentrada, se você não gosta muito de doceee, aconselho a fazer o recheio com creme de leite também e a massa daquelas bolo de festa, comuns, pois são menos doce....
Fiquei com vergonha de fazer um Vlog (vídeo), mais da próxima vez irei fazer para que vocês não percam nenhum detalhe... A receita é muito rápida, em uma hora o bolo estava pronto, rende cerca de 8 pedaços como o da foto...
Vou fazer uma enquete na fan página , de qual receita vocês prefere para o próximo post :D
Bom apetite a todos!!!
Beijos

3 comentários:

  1. Ameeei amore, vou tentar fazer aqui, nesse friozinho do rio então... Beijao

    ResponderExcluir
  2. Parece que ficou uma delicia, vou tentar fazer tbm, srsr,,,
    Pauly vc está uma ótima culinária.
    Parabéns, ficou otimo o post tbm,
    bjos

    ResponderExcluir

By Iâni Naíra